O Nosso Corpo: O Colo do Útero

Colo do útero

O colo do útero ou cérvix é um grande desconhecido para grande parte das mulheres. Ele é a porta de entrada e saída do nosso útero a vagina. Ele entra aproximadamente uns 3cm na vagina, tendo uma aparência semelhante a glande do pénis. Ele abre-se quando querer que entre ou saia alguma coisa do útero (menstruação, sémen ou bebé) o resto do tempo mantem-se fechado para proteger o útero.

A porta abre-se ou fecha-se com dois mecanismos: o diâmetro da abertura e o muco cervical. Para abri-la os músculos do útero contraem-se puxando para cima, de forma a dilatar a abertura e o colo do útero retirar-se um pouco da vagina (esta alto dentro da vagina). Por outro lado o tampão mucoso que barra a entrada liquidifica-se.

Uma parte das dores que sentimos durante a menstruação, a ovulação ou o parto são devidas a estas contracções do útero para abrir a porta (e no caso da menstruação e do parto, expulsar conteúdo). Imagina as cãibras musculares que sofremos quando durante um tempo não utilizamos certa musculatura e de repente movemo-la intensamente?!?
Pois… com o útero acontece algo parecido com a restante musculatura do corpo, mas a falta de consciência deste órgão, a repressão sexual feminina e a censura cultural de movimentos e posturas que o tonifiquem  faz com que apenas o utilizamos para a abertura da porta e por esse motivo as contracções nos causam dor. Tonificando o nosso útero as menstruações e os partos não nos provocaram tanta dor. Se sentes dores durante a menstruação tenta relaxar a zona pélvica e o útero. Podes tentar com exercícios de respiração, fazendo movimentos circulares que massagem e relaxem essa zona ou visualizando como se abre o colo do útero suavemente. 

v  Auto-apalpação cervical

Podes apalpar o teu colo do útero introduzindo os dedos na vagina ou observando-o abrindo a tua vagina com um espéculo e com a ajuda de um espelho e uma lanterna. As variações mais significativas que apreciamos no colo do útero podem esquematizar-se em três características:

·         O grau de abertura do orifício: mais aberto ou mais fechado.
·         A rigidez/resistência: mole (como os lábios) ou duro (como a ponta do nariz).
·         A Posição, neste ponto, consideramos duas variáveis:
1. Alto (afastado da vagina) ou baixo (mais dentro da vagina);
2. Recto (alinhado na vagina, vemos a abertura) ou inclinado (direcciona para as paredes da vagina, não vemos abertura).

Figura -  (A) Colo do útero alto e (B) aberto no período fértil; (C) Colo do útero baixo e (D) fechado no período não-fértil (Weschler, 1995).

Nem todas as mulheres observam todas estas mudanças, mulheres com ciclos curtos por exemplo, mas seguindo um ciclo do tipo 28 dias (menstruação, pré-ovulação, ovulação, pré-menstruação) apresentamos as mudanças acima referidas, que são mais lentas na fase pré-ovulatória e mais rápidas na fase pré-menstrual. Por isso: palpando o colo do útero podemos identificar as fases férteis (F) e inférteis (f): nos primeiros dias (F), a abertura estará aberta, alta, mole e recta e nos segundos (f) estará fechada, baixa inclinada e dura.

v  O colo do útero nas fases do ciclo menstrual
Antes da menstruação a porta abre-se: os músculos uterinos puxam para cima abrindo o orifício do colo do útero, o que tem como consequência que o colo do útero se retire um pouco da vagina e se note mole ao apalpá-lo. O útero está alinhado com a vagina e por este motivo se observarmos o colo do útero com ajuda de um espéculo é mais provável que possamos ver o orifício.

Na fase pré-ovulatória a porta fecha-se: a abertura reduz-se e sentimos o colo do útero baixo dentro da vagina, duro e inclinado (há menos probabilidade de ver a abertura). Quando nos aproximamos da ovulação a porta volta a abrir-se seguindo o mesmo processo e na fase pré-menstrual volta a fechar-se.

A abertura, a rigidez e a posição mudam com a excitação sexual. Por este motivo é aconselhado que a apalpação do colo do útero seja complementar das outras técnicas de reconhecimento da fertilidade: temperatura e muco cervical. 


Figura -  Melhor posição para se alcançar o colo do útero (Werschler, 1995).

v  Quando fazer a apalpação?
É recomendado realizar a apalpação cervical durante a noite, depois do fim da menstruação.

v  Como se apalpa?

Colocamo-nos de cocaras ou de pé com uma perna elevada num pequeno banco e introduzimos o dedo indicador e médio dentro da vagina. A vagina é um tecido muito húmido e enrugado. No fundo da vagina encontra-se um topo mais liso e duro: é o colo do útero. 







Para continuares a explorar e a descobrir o teu teu corpo visita: http://www.beautifulcervix.com/

32 comentários:

  1. Boa tarde! Tenho uma dúvida , estou a três dias da menstruacao (não vir espero eu..) e ontem o colo do útero estava alto e tipo ponta de nariz quando fiz o toque e hoje está macio e mole mas também voltei a sentir a pontinha do colo do útero mais acima ainda duro tipo ponta de nariz mas tive que me esforçar mais para lá chegar. Será sinal de gravidez ou de que a menstruação vem mesmo dentro de 3 dias?

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Que não estava grávida 😔
      No dia o colo do útero desceu e a M veio

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Agora estou tomando Clomid fiz meu primeiro ciclo este mês , daqui a uns dias volto a dar notícias ... Espero não voltar a ver a red ..
      Estou a dois dias da monstra não vir e o colo do útero está alto e macio e mole a ver o que dá

      Eliminar
    2. Como sei sei se está fechado ou Berto,sinto a pontinha dura,porém a bertura está muito pra cima tipo de lado porem encima,mas não sei definir nada

      Eliminar
  4. Oiie minha mestruacao atrasou 5 dias e fui no ginecologista e ele falou q meu utero esta alto sera que posso esta grávida. Ou minha menstruação esta pra vim.

    ResponderEliminar
  5. Sou tentante.minha monstra era pra vir dia 26 de abril, mas toquei o colo do útero estava alto e macio, porém depois de ter tocado deu cólica e a monstra desceu horas depois isso era dia 21/04.o que pode ter sido???

    ResponderEliminar
  6. Minha monstra desceu, to esperando este mês com Clomid para ver no que dá agora depois de tanto tempo tentando ...

    ResponderEliminar
  7. To esperando meu positivo este mês se Deus quiser meninas! Rezem por mim 🙏🏻

    ResponderEliminar
  8. Transei 1 de setembro sem camisinha mas tomei a pilula do dia seguinte, a menstruação veio , era pra te vindo esse mês d outubro e ainda n veio tem possibilidade de esta gravida

    ResponderEliminar
  9. O meu colo tá alto e não consigo toca-lo. O q isso significa? Tenho 46 anos. Será q posso tá grávida?

    ResponderEliminar
  10. Oi , minha menstruação e desregulada baixei um App no meu celular "Clue" por base nele era pra minha menstruação vim dia 03/11/2017 Mais até agora não veio ! No dia 11 veio um pouquinho só "sangue vermelho " no outro dia já não veio mais nada , fiz o toque esses dias e no toque saiu um pouco de sangue , depois repeti e já não veio nada .. Colo do utero aberto e meio enrugado.. Será que está perto da M vim ? Me ajudem

    ResponderEliminar
  11. Olá! Alguém pode me ajudar? eu tive relações sem camisinha e tomei a pílula do dia seguinte a três meses atrás. Nos 2 meses seguintes ela veio adiantada, mas mês passado (fevereiro) ela não veio, é normal?
    Lembrando que eu não tive mais relações desprotegidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou na mesmo situação que vc está!! Não sei o que fazer :( nunca desejei tanto minha monstra :'(

      Eliminar
    2. Olá... e ai? O que resultou dessa experiencia?
      Bem... creio q seja normal a menstruação desregular apos a pilula do dia seguinte, por conter grande quantidade de hormonio... epa vai adiantar e atrasar depois...pode demorar um pouco pra regular em alguns casos... tbm ja tomei, e aconteceu o mesmo comigo... com 15 dias menstruei, vindo a descer novamente com 20 dias... e depois atraso de quase 1 mês...

      Eliminar
  12. Ola .. Dia 26/03 tomei a injecção Mesigyna , No dia 10/04 tive relação e tomei outra injecção..(em 15 dias tomei 2)
    Fiz um teste de farmacia e deu negativo,essa semana fiz o de sangue,vou espera o resultado.
    Mas assim introduzi o dedo e meu dedo sai sujo de Sangue , mas não desce.. alguém pra me ajudar porfavor?

    ResponderEliminar
  13. Tomei a injeção mesigyna dia 04/05 minha menstruação veio normal, dia 01/06 tive relação e tomei a pílula do dia seguinte. Para para a minha M vir dia 16/06 mas já está á 12 dias atrasada. O que pode ser?

    ResponderEliminar
  14. Comecei a tomar injeção mensal mes passado e faltando 1 dia para completar um mes apos a 1 injeção meu parceiro esculou várias vezez dentro e minha M que era pra ter vindo ontem nao veio ainda sera que posso estar gravida?

    ResponderEliminar
  15. Meninas tomei anticoncepcional trimestral,oq me desregulou totalmente o primeiro e último que tomei foi dia 4/01/2018 e não tomei mais desde de lá não nesntruei porém dia 23/07/2018 veio e 27/07/2018 por aí parou sou tentante e ainda não desceu pra mim será q estou grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga entao tomei ela tbm por uns 8 meses ai parei fiquei 6 memses sem mesnstrua ai qnd veio veio normal entao pode sim ter essa possibilidade

      Eliminar
  16. Oi gente,minha mesntruanção era pra chegar ontem 27/09 e ate agora nada,fiz o toque meu utero esta baixo,mole e aberto,o que sera?

    ResponderEliminar
  17. Era para mim menstruar ontem dia 6 e hoje dia 7 veio um corrimento marrom q só suja o papel mas quando faço o número 2 sai um pouco de sangue me limpando útero alto só não indentificar se está fechado? Me ajudem

    ResponderEliminar
  18. me ajudem, tive relação sem camisinha, mas meu namorado não ejaculou dentro mas msm assim tomei a pílula do dia seguinte porém estou com medo da minha ovulação já ter ocorrido. tem probabilidade de eu estar grávida?

    ResponderEliminar
  19. Meu útero tá alto duro e fechado oq pode ser?

    ResponderEliminar
  20. E minha menstruação é pro dia 30/10

    ResponderEliminar
  21. Minha menstruação atrasou 2 dias, fiz o toque e está alto...consigo introduzir todo o dedo, porém, saiu com pouco de sangue e um muco viscoso. Estou pensando!

    ResponderEliminar
  22. Gente ontem fui no banheiro e minha calsinha tava suja com uma borra marrom com uma gosma transparente tipo clara de ovo fiz o toque e meu ultero ta alto só não consigo identificar se ta aberto ou fechado minha ajudem ai

    ResponderEliminar
  23. Hj tô cm um pouco de cólica... Mais são leves
    Meu colo tá macio e tipo lábios.quando aproximo mais ainda posso colocar o dedo e sentir esse tipos labios

    ResponderEliminar
  24. fiquei quase 2 anos sem menstruação mas em Maio desse ano ela veio depois no outro mês veio certinho no período de 28 dias ...agora era pra ter descido dia 3 desse mês mas até agora nada ...nem cólica eu tenho será que posso estar grávida?

    ResponderEliminar